22.6.07

HECATOMBE !

Que pior para o hóquei português, que vive uma grave crise, do que uma eliminação nos quartos-de-final do Mundial ?
Num momento em que seria importantíssimo dar um novo impulso à modalidade no nosso país, e para tal, determinante uma boa presença nesta prova, eis que surge mais um duríssimo golpe no nosso já tão fustigado hóquei, que parece cada vez mais seguir alegremente para um enorme e irreversível precipício, perante a apatia de dirigentes incompetentes e sobranceiros.
Ainda custa a creditar. Portugal afastado das meias-finais de um Mundial !
Por muito que esta equipa tivesse dado sinais de fragilidade, nada fazia prever um desfecho destes. Sobretudo quando Reinaldo Ventura fez o 0-2 no jogo de ontem.
Depois desse momento, foi o descalabro técnico, táctico, emocional. Não me lembro de ver Portugal a jogar tão mal.
É bom que se diga que, se este é o pior resultado de Portugal de todos os tempos, ele corresponde inteiramente àquela que foi, quanto a mim, a pior selecção portuguesa de sempre, pelo menos desde que há cerca de 30 anos comecei a ver hóquei em patins.
Lembro-me dos últimos tempos de Livramento, e depois de Cristiano, Chana, Vítor Hugo, Paulo Almeida, Pedro Alves. Quem tem esta equipa a esse nível ? Ninguém ! Nem que se aproxime !
Para além de um dos mais frágeis planteis de sempre - ou mesmo o mais frágil, com alguns jogadores sem categoria internacional -, o treinador também está muito longe do mínimo exigível a um comandante de uma equipa candidata a um título mundial. Num país que tem José Querido, Vítor Hugo, Carlos Dantas e, sobretudo, Franquelim Pais, será que ninguém está disponível para, mesmo em part-time (ao fim e ao cabo as competições internacionais são sazonais) pegar na nossa selecção ?
Devo dizer que nunca acreditei que esta equipa fosse campeã, mas tinha esperança de que chegasse à final, ou na pior das hipóteses, achava que seria a Argentina a eliminar-nos. Isto nunca !
Mas de facto uma equipa que teve enormes dificuldades para bater a França e Moçambique, e depois perde com a Suiça num jogo em que foi completamente dominado, não merece vencer nada.
Que este resultado sirva de reflexão profunda a todos os que gostam de hóquei. A crise não é só desportiva, sendo difícil descortinar quem são o ovo e a galinha desta história.
Há muito que soaram os sinais de alarme. Esperemos não ter de ouvir em breve o toque a finados.

4 comentários:

  1. Eu também estou muito triste.

    Mas não podemos dizer que está tudo mal. Os jogadores são os menos culpados. Os jogadores eram aqueles que, de certeza, mais queriam vencer. Os nossos jogadores são o que são graças ao seu esforço e empenho em fazerem carreira numa modalidade como esta. Se quisessem ganhar dinheiro, iam para futebolistas.

    Há um equívoco nítido na selecção: Ricardo Figueira. Os guarda-redes são fracos (compare-se a sua performance com a eficácia da parelha de "porteros" espanhóis) mas não há melhor... O Reinaldo, Caio, Valter Neves, Tó Silva, Tiago Rafael e Sérgio Silva, têm classe e não mereciam ser eliminados...

    Perguntem ao Pedro Alves ou ao Paulo Almeida se alguma vez se sentiram suportados pela FPP. Eles dirão que não. Como agora, estes jogadores dirão que não. Pois, mas os tempos mudaram e os talentosos escasseiam e os que existem não são "regados" e acarinhados... Um bom hoquista, em Portugal, constrói-se a si próprio, não deve os seus resultados a ninguém. A FPP só se preocupa com fazer os calendários (e mal, se ao menos programasse bem a época!!) e com as taxas e multas! Esquecem-se que os tempos mudaram. A FPP está caduca, não se moderniza como, por exemplo, a Federação de Basquetebol, e julga que a sua função é meramente burocrática. Esquecem-se que o apoio à criação de talentos tem de ser feita!

    Nem tudo está mal, vai-nos salvando o amor que os atletas têm à modalidade, já em 2003, a paixão daquela fornada excelente de jogadores pelo Hóquei e pela selecção, conseguiu contrariar a tendência, esta já não tem tanta força, resta-lhe disfarçar, contra a Suíça não deu...

    Há que ter esperança...

    Se fôssemos nós a marcar o golo de ouro, hoje vencíamos a Argentina e na final, com a Espanha, com muita sorte (muita!), podíamos vencer... Eu tinha essa convicção (entenda-se, sonho)... Estou convencido que Portugal, não tendo uma selecção boa, actualmente é a segunda melhor do mundo...

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  2. Eu não acusei o empenho e a vontade dos jogadores. Certamente deram o seu melhor.

    Mas comparando com outras selecções de que me lembro, esta é a que tem menos qualidade. Quer devido ao treinador, quer devido ao estado de forma de alguns jogadores, quer mesmo pela falta de qualidade (para o nível que se pretende de Portugal) de outros (Ricardo Figueira, Rui Ribeiro, ambos os Guarda-redes...)
    Havia outras opções, como Ricardo Pereira, Luis Viana, Filipe Santos, Ricardo Barreiros, Jorge Silva etc. Mas com este treinador, sinceramente não sei que equipa poderia funcionar...

    Quanto à federação concordo perfeitamente. Vive no passado, não entendeu ainda que o hóquei já não é o que era, e está a perder adeptos a cada dia que passa (qualquer dia está limitado a revivalistas como eu).

    ResponderEliminar
  3. Concordo com o que dizes, menos com a opinião sobre o treinador. O Paulo Batista é profissional, as coisas às vezes é que não saem bem. Mas acho que se devia fazer uma "junta de salvação nacional" com o Franklim Pais, Dantas, Querido e Cristiano Pereira (e mais!) que estudassem a forma de revolucionar o nosso Hóquei, de clubes e de selecção.

    Quanto a jogadores, penso que a selecção com o Ricardo Pereira e Luís Viana ou Ricardo Barreiros, seria fortíssima! Eu, em tempos, cheguei a imaginar que o Barreiros seria o novo Pedro Alves...

    Os guarda-redes são fraquinhos, mas as alternativas também não são melhores. O Carlos Silva fica a dever muito ao Zé Carlos ou ao Guilherme. No campeonato, contra o OCB, foi infeliz (ainda bem!) num bom par de golos; contra o Porto no primeiro jogo da final, nos penáltis, abria-se todo, ofereceu a vitória ao Porto... No segundo golo suíço, parecia que estava a sacudir moscas com a luva!! Falta-nos uma escola de "porteros"!

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  4. Suponho que a não convocação do Barreiros se tenha devido a motivos extradesportivos.

    Há que pensar o hóquei, pois o problema vai muito para além desta má classificação.
    Lembro-me em tempos de a popularidade do hóquei (principalmente nestas ocasiões)ser comparável à do futebol, com as pessoas a discutirem os jogos na rua e nos cafés.

    Hoje muitas modalidades estão à frente do hóquei, que se deixou ultrapassar claramente em protagonismo, apesar de ter sido (este Mundial à parte), a única em que o nosso país discute títulos europeus e mundiais.

    O hóquei, muito mediático nos tempos da rádio, nunca se adaptou bem aos tempos da televisão.
    A bola é pequena e custa-se a ver, mas também faz-se pouco por solucionar isso.

    Ainda neste mundial (e aqui já estou a generalizar ao panorama internacional), foi introduzida uma bola amarela, mas inacreditavelmente continua-se a inscrever publicidade na pista.
    Também é difícil de compreender como num mundial não se retiram as marcações de outras modalidades do piso, perturbando as transmissões.

    Enfim, há um problema grave com o hóquei em geral, e em particular com o português.Acontece que nós temos mais responsabilidades em manter o prestígio de uma modalidade que nos deu tantos títulos.

    A federação tem de investir fortemente na mediatização da modalidade, cativando patrocinios e adeptos. É aqui que reside a matriz do problema.
    Caso contrário será o fim.

    ResponderEliminar