18.6.07

PORTUGAL TRANQUILO NUMA JORNADA SEM SURPRESAS

A primeira jornada do Mundial de Montreux decorreu sem surpresas. Portugal, Espanha, Argentina e Itália venceram os seus jogos com maior ou menor dificuldade, na exacta medida da qualidade dos respectivos opositores.
Tal como há quatro anos em Oliveira de Azeméis, Portugal começou a perder frente à selecção francesa, mas apesar de passar o intervalo em desvantagem, desta vez não deixou as coisas irem tão longe - recorde-se que em 2003 Portugal perdia por 0-3 a 7 minutos do fim. No início da segunda parte, beneficiando também de algum aparente desgaste dos adversários, a selecção nacional partiu para uma vitória sólida e tranquila por 4-1, de onde a nota de maior realçe vai para a extraordinária exibição do portista Reinaldo Ventura, preterido do cinco inicial, autor de 3 fantásticos golos (um deles numa violentíssima stickada desferida ainda dentro da meia pista portuguesa), e verdadeiro motor da reviravolta lusa.
Portugal joga hoje frente a Moçambique a segunda jornada do seu grupo, onde para já, mesmo sem ter ainda jogado a segunda jornada, comanda com os mesmos pontos de Estados Unidos e França.
Nos outros grupos, a Espanha leva já duas goleadas, uma frente ao Brasil no jogo de abertura por 7-1, e outra esta tarde frente à Colombia por 9-1, demonstrando assim de forma cabal, e desde já, toda a sua força.
A Argentina, depois de uma vitória natural sobre Angola por 5-2, esmagou esta manhã a Holanda por esclarecedores 9-0, jogo em que Farran, anotando mais 3 golos, asssumiu a liderança da lista dos marcadores com 5 remates certeiros, à frente de um grupo de 4 jogadores com 4 golos cada (os espanhóis Ordeig e Torra, o norte-americano Englund e o brasileiro Da Silva).
Dos jogos dos candidatos, o único que levantava algumas dúvidas era o Suiça-Itália, pois se os helvéticos jogavam em casa e apresentavam uma equipa em crescendo, os transalpinos chegam a este Mundial com uma equipa muito renovada e ainda muito longe do potencial que lhes permitiu alcançar 4 títulos mundiais. Todavia, a Itália fez valer os seus galões e triunfou por 3-1, ficando assim a Suiça na rota de Portugal para os quartos-de-final, caso tudo decorra dentro da normalidade no que resta de primeira fase.
Assim, em face dos resultados até agora verificados, e se não houver supresas esta noite e/ou amanhã, o quadro dos quartos-de-final poderá ter as seguintes partidas:
Portugal-Suiça, Argentina-Brasil, Espanha-Angola e Itália-França, E as meias-finais...Portugal-Argentina e Espanha-Itália. A partir daqui será difícil fazer prognósticos, mas obviamente que uma final Portugal-Espanha faria as delícias dos amantes da modalidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário